sábado, 2 de março de 2013

Vamos aprender CROCHÊ ?


      
 Moda e Arte em crochê

Crochê em casa: tendência em Paris

Técnica ancestral em alta na decoração francesa

12/12/2012 | POR CLAUDIA GAZEL
A acentuação na última sílaba denuncia: a palavra crochê deriva do francês. Crochet significa gancho, menção ao formato da agulha utilizada na confecção deste tipo de artesanato. A origem de tal técnica, no entanto, é desconhecida. Cogita-se que a secular arte possa ter vindo do Egito, da China, da Tunísia, das Arábias ou, até mesmo, do Peru. O que se sabe da história do crochê é a razão de sua expansão no continente europeu a partir do século 16.
Ensinada nos conventos, a arte predominantemente feminina se tornou um dos passatempos favoritos das damas das classes abastadas. Já no século 19, o crochê deu origem a uma verdadeira indústria em lugares como Irlanda, Inglaterra e França – um boom que se deve, em parte, à rainha Vitória, adepta da moda dos tecidos com esses bordados de cheios e vazios durante seu reinado. Com a Primeira Guerra Mundial, o crochê entrou em declínio e caiu no esquecimento durante praticamente todo o século 20, ficando relegado a grupos seletos de entusiastas.
Hoje, o trabalho manual que não requer nada além de agulha, linha e treino volta a fazer história e ganhar reconhecimento. Com a crescente valorização de tudo o que é artesanato, o crochê vem sendo redescoberto pelas novas gerações, adentrando lares espalhados pelo globo. Com ar descontraído, divertido e colorido, a tendência toma atualmente Paris, com muitos produtos vindos da África do Sul. É possível encontrar nas lojas e nas feiras de rua da Cidade-luz itens diversos, de cobertores com tom familiar a delicados vasos elaborados com fios de telefone – claro, usando o trançado do crochê.
fonte: http://casavogue.globo.com/Design/noticia/2012/12/croche-em-casa-tendencia-em-paris.html


Que tal aprender crochê?
Estamos com inscrições abertas para o curso de crochê com a prof.a Silvana  Manfili
Procure-nos e inscreva-se.
3211-7060 (Rose ou Maurilio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário